Deputado pede força-tarefa para combater dengue em São Francisco
sexta-feira, 31 de maio de 2019

A morte em 24 horas de uma empresária diagnosticada com dengue hemorrágica acendeu o sinal de alerta em Barra de São Francisco, na região Noroeste do Estado, onde centenas de pessoas já manifestam sintomas da doença. Por isso, o líder do Governo e representante da região na Assembleia Legislativa, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), pediu ao Executivo uma força-tarefa para combater o mosquito transmissor do vírus da doença.

“A situação é grave. Temos notícias de que centenas de pessoas estão doentes e com sintoma da doença. A morte de dona Maria José Nogueira assustou todo mundo, porque, enquanto as pessoas estão com febre e mantêm o quadro sob controle, parece que nada é grave, mas quando se tem uma situação como essa fica todo mundo em pânico. Estou pedindo ao Governo que mande uma força-tarefa para a cidade”, disse o deputado.

O surto de dengue em Barra de São Francisco já atingiu o índice de 528 casos por 100 mil habitantes, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o que motivou o alarme e medidas como a ampliação do horário de funcionamento da Unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro Bambé, que está atendendo de 7 às 20 horas. No ano passado, o índice chegou a 800 casos por 100 mil habitantes. Para o Ministério da Saúde, a incidência é alta quando passa de 300 casos por mil. 

Maria José Nogueira era proprietária, junto com o marido, da Padaria Nogueira, um negócio de família que começou com seu pai, João Nogueira. Ela morreu na madrugada de quinta-feira (30), depois que seu caso de dengue evoluiu para hemorrágica.

 

Compartilhe: