Nova barragem começa a receber águas do Córrego Itaúnas
quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Agora é real! A nova barragem nas proximidades do distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, em Barra de São Francisco, finalmente está pronta. A estrutura construída com recursos do Governo do Estado entrou em funcionamento nesta quinta-feira e já começa a captar água do Córrego Itaúnas.

Apesar de estar em funcionamento, a área da barragem ainda aguarda por pequenos detalhes em seu acabamento antes de ser aberta ao público. Com capacidade de armazenamento para 100 milhões litros de água, a nova barragem tem o intuito de garantir o abastecimento do município em períodos de seca e evitar alagamentos em casos de grande volume de chuvas.

“A população de Barra de São Francisco é merecedora desta barragem por toda a sua luta para manter a economia da cidade funcionando em períodos de seca. Há muitos anos que sofríamos com esse problema agora sanado, graças ao empenho do governo do Estado”, comenta Enivaldo dos Anjos, que trabalhou ativamente para buscar recursos que viabilizassem as obras.

Construída por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, a obra teve início ainda no governo passado, mas somente agora a barragem foi concluída. A nova estrutura foi levantada em áreas cedidas de propriedades familiares do entorno e há também grande expectativa para que o lago artificial formado pela barragem sirva de opção de lazer para os francisquenses.

 

Compartilhe: