Barra de São Francisco tem seu dia
terça-feira, 08 de outubro de 2019

Em 1943, o governo do Estado do Espírito Santo reconheceu a emancipação política do município de Barra de São Francisco, até então território pertencente a São Mateus. Depois de 76 anos, muitas mudanças ocorreram na cidade, mas a natureza desbravadora daqueles que primeiro firmaram morada entre os rios Itaúnas e São Francisco permanece e será homenageada no Plenário da Assembleia Legislativa no próximo dia 17 de outubro.

Em uma sessão solene voltada não apenas ao aniversário de Barra de São Francisco – que é comemorado no dia 04 de outubro – o deputado estadual Enivaldo dos Anjos quer também homenagear os francisquenses ilustres. Pessoas que contribuíram e contribuem ativamente para o crescimento da cidade e garantia do seu lugar na história.

“Vamos celebrar não apenas a emancipação política de Barra de São Francisco, mas também a vida das pessoas que constroem nossa cidade”, diz o deputado que também pretende criar com a sessão uma maneira de se encontrarem os francisquenses ausentes – aqueles que não mais residem na cidade.

Comemorado no dia do seu padroeiro, São Francisco de Assis, o aniversário de Barra de São Francisco no dia 04 de outubro é apenas uma das datas comemorativas da cidade, que teve sua emancipação e reconhecimento como município em dias diferentes do mês. 

Uma cidade marcada por lutas e histórias incríveis, Barra de São Francisco foi palco de um dos conflitos bélicos mais importantes do Brasil no Século XX: a Guerra do Contestado, que colocou frente a frente forças armadas de Espírito Santo e Minas Gerais.

Iniciado em 1937, devido à demarcação de terras em Mantena (antes território capixaba), o conflito do Contestado só teve fim em 1963, com a assinatura de um tratado de paz entre os Estados. Até hoje não é contabilizado um número oficial de vítimas do conflito. Tudo o que se sabe é que ele afetou tanto militares quanto civis.

Natural de Barra de São Francisco, o deputado Enivaldo dos Anjos viveu parte dessa história ainda criança e se diz orgulhoso de fazer parte do povo que lutou pela soberania e pelo território do Estado do Espírito Santo, a ponto de honrar a cidade com o título de Sentinela Capixaba.

O evento em homenagem aos 76 anos de Barra de São Francisco e a história de seu povo acontece no próximo dia 17 de outubro, quinta-feira, a partir das 19h, no Plenário Dirceu Cardoso da Assembleia Legislativa. O evento contará com a presença de francisquenses ilustres que serão recebidos pelo próprio deputado Enivaldo dos Anjos e ao som da Banda da Polícia Militar do Estado.

 

Compartilhe: